Documentário sobre primeiros jogos brasileiros de computador inicia campanha de financiamento coletivo

O projeto do documentário Loading - Nossos Primeiros Jogos de Computador acaba de anunciar o início de sua campanha de financiamento coletivo na plataforma Kickante, buscando a meta de R$23.000 para poder contar, através de entrevistas e imagens exclusivas, a história dos primeiros desenvolvedores brasileiros de jogos de computador.

A iniciativa, extremamente louvável e necessária, será dirigida por Marcus Garrett Chiado, já conhecido por seus livros “1983: O Ano dos Videogames no Brasil” (2011) e “1984: A Febre dos Videogames Continua” (2012), também já conta com grandes nomes confirmados nas entrevistas como Renato Degiovanni (que também já concedeu uma épica entrevista ao IDJ Entrevista em 2015), e Divino Leitão.

Conforme descrito no site do projeto no Kickante:

"O objetivo do documentário é revelar, por meio de linguagem leve e lúdica, como eram os jogos dos primeiros microcomputadores pessoais que chegaram ao Brasil com muito atraso, clones propiciados pela Reserva de Mercado, bem como produtos oficiais que aqui apareceram (os MSX nacionais, o Amiga trazido pela PCI), além de todo o “ecossistema” gerado por aquela novidade tecnológica: os pioneiros programadores brasileiros e suas criações, as primeiras softhouses, os primeiros clubes, as trocas de jogos em fitas cassetes e em disquetes, as primeiras revistas etc. Tudo, claro, sempre com foco nos jogos e na realidade brasileira. Conversaremos também com colecionadores e entusiastas, à época crianças, adolescentes e jovens adultos - hoje "homens barbados" e com família - que tiveram a oportunidade única de consumir aqueles jogos, de brincar com eles quando eram novidade." 

Fica aqui todo apoio do IDJ à essa importante campanha, e torcida para que as metas sejam cumpridas e superadas, para podermos desfrutar desse importante documento de nossa história!!!

Malegra Mauricio Alegretti ("Malegra") é fundador do Indústria de Jogos, e desenvolve jogos digitais por paixão e profissão há mais de três décadas. Foi diretor das associações Abragames, IGDA e Acigames, co-fundou e dirigiu o estúdio Smyowl e a comunidade Portalxbox, foi Microsoft MVP em Xbox, e é creditado em dezenas de jogos em diversas plataformas e consoles.