Indústria de Jogos

Mauricio Alegretti

Membro da Equipe do IDJ

Mauricio Alegretti ("Malegra") é o fundador do site e comunidade Indústria de Jogos. Cria jogos digitais por paixão e profissão há mais de três décadas, que foram publicados em diversas plataformas e consoles. Foi diretor das associações Abragames, IGDA e Acigames, co-fundou e dirigiu o estúdio Smyowl e a comunidade Portalxbox, foi Microsoft MVP em Xbox e Kinect, e hoje é CTO na Ortiz Gaming, uma multinacional no setor de jogos para cassinos.

Sorocaba / SP

Habilidades
Negócios
100%
Produção
100%
Programação
90%
Publicação
90%
Linguagem C#
85%
Comunidade
80%
Marketing
80%
Monetização
80%
Game Design
75%
Godot
70%
Informações Gerais

Sim

9 de Março de 2018 às 01:46

Jogos Creditados
PSG Football Freestyle
PSG Football Freestyle

2020 - Produtor Auxiliar

Madcap Castle
Madcap Castle

2017 - Level Design, Produção

Super Button Soccer
Super Button Soccer

2016 - Diretor

Cave Coaster
Cave Coaster

2015 - Diretor

Super Penalty Free
Super Penalty Free

2014 - Diretor

Button Soccer
Button Soccer

2012 - Diretor

Estúdios Relacionados
Diel Mormac Games
Diel Mormac Games

Level Designer, Produtor

desde 2016

IDJ Games
IDJ Games

Fundador e CEO

desde 2014

Smyowl
Smyowl

Co-Fundador e CTO

de 2011 até 2015

Conteúdos Relacionados
O Fascínio de Desenvolver Jogos Modernos para Consoles Retrô
Editorial | artigos
O Fascínio de Desenvolver Jogos Modernos para Consoles Retrô

No editorial desta semana, reflito um pouco sobre o que pode levar um desenvolvedor a lançar um jogo em um console ou computador clássico e fora de linha. Acompanhe a gente neste túnel do tempo!

em
Semana da Indústria de Jogos #29 | Summer Game Fest, Chuva de Vagas, Skinny Marley, Outersloth
YouTube | audiovisuais
Semana da Indústria de Jogos #29 | Summer Game Fest, Chuva de Vagas, Skinny Marley, Outersloth

No episódio desta semana do videocast fazemos um resumão da Summer Game Fest, divulgamos uma pancada de vagas vindas da iniciativa Jobs In Games, falamos sobre o novo jogo Skinny Marley lançado para Amiga 1200, e muito mais!

em
O modelo Free to Play ainda faz sentido para jogos indies em 2024?
Editorial | artigos
O modelo Free to Play ainda faz sentido para jogos indies em 2024?

No editorial desta semana, gostaria de convidar os leitores a um debate sobre o modelo de monetização Free to Play, e se ele faz sentido para jogos indie atualmente.

em
Semana da Indústria de Jogos #28 | State of Play, Summer Games Showcase, Retrocon, Farmando XP
YouTube | audiovisuais
Semana da Indústria de Jogos #28 | State of Play, Summer Games Showcase, Retrocon, Farmando XP

Nesta semana falamos sobre as novas séries do Minecraft na Netflix e Yakuza na Prime Video, Zeenix, State of Play, Summer Games Showcase, Retrocon 2024, gamejam do Farmando XP, vagas de emprego, e mais!

em
Um Olhar Saudoso Sobre o Jornalismo de Games
Editorial | artigos
Um Olhar Saudoso Sobre o Jornalismo de Games

No editorial desta semana, me pego nostálgico de uma época em que a gente respirava games de uma forma diferente. Espero que vocês se identifiquem!

em
Semana da Indústria de Jogos #27 | COD Black Ops 6, Emulador Zeebo, Atari, Silent Hill
YouTube | audiovisuais
Semana da Indústria de Jogos #27 | COD Black Ops 6, Emulador Zeebo, Atari, Silent Hill

Neste episódio do Semana da Indústria de Jogos, falamos sobre a disponibilidade de COD Black Op 6 no dia 1 no GamePass, novo emulador do Zeebo, Atari comprando a Intellivision, Silent Hill Transmission, vagas de emprego, eventos, e mais!

em
Windows no Snapdragon, e a revolução silenciosa que pode estar por vir no mercado de jogos
Editorial | artigos
Windows no Snapdragon, e a revolução silenciosa que pode estar por vir no mercado de jogos

No editorial desta semana, a reflexão é sobre o anúncio dos Copilot+ AI PCs pela Microsoft e Qualcomm, e reflexos que isto pode trazer para o mercado de jogos

em
Semana da Indústria de Jogos #26 | Mullet Madjack, GTA VI, Pacotão Solidário, Summer Game Fest
YouTube | audiovisuais
Semana da Indústria de Jogos #26 | Mullet Madjack, GTA VI, Pacotão Solidário, Summer Game Fest

Nesta semana falamos sobre o lançamento de Mullet Madjack, janela de lançamento do GTA VI confirmada, a edição 2 do pacotão solidário, empresas confirmadas no Summer Game Fest, novo estúdio Elsewhere, Nintendo comprando a Shiver, e mais!

em
A guerra das lojas de aplicativos mobile, e as oportunidades que ela pode trazer
Editorial | artigos
A guerra das lojas de aplicativos mobile, e as oportunidades que ela pode trazer

No editorial desta semana, refletimos sobre os movimentos das gigantes de tecnologia em torno do bilionário mercado de distribuição de aplicativos nos dispositivos móveis, e as oportunidades que isso pode trazer para os desenvolvedores de jogos.

em
Semana da Indústria de Jogos #25 | Assassin's Creed Shadows, Tomb Raider, Capcom, Xbox Mobile Store
YouTube | audiovisuais
Semana da Indústria de Jogos #25 | Assassin's Creed Shadows, Tomb Raider, Capcom, Xbox Mobile Store

Neste episódio do Semana da Indústria de Jogos, falamos sobre a nova série de Tomb Raider na Amazon Prime, novos executivos na Playstation, saída de Marc Whiten da Unity, Xbox Mobile Games Store, Assassins Creed Shadows, lucro recorde na Capcom, e mais!

em