Industria de Jogos na Campus Party Minas Gerais

Industria de Jogos na Campus Party Minas Gerais

A Campus Party teve sua primeira edição realizada Belo Horizonte e fomos conferir tudo que se falava por lá sobre desenvolvimento de jogos.

 

A feira desembarcou com tudo em Minas Gerais e logo no primeiro dia nós presenciamos a palestra dos Irmãos Castro. Os youtubers criadores do jogo "A lenda do Herói" falaram sobre o processo de criação do jogo, os desafios e recompensas em sua experiencia. Apesar da jogabilidade sem nenhum grande diferencial, o jogo ganha destaque na grande qualidade artística. Feito com um pixel art milimetricamente detalhado, o jogo conquista  através da sua narração em cânticos que acompanham sua temática medieval.

TowerUp Studios no palco Criatividade e Entretenimento da Campus Party. (Foto: Helio Xavier / All3Games)
TowerUp Studios no palco Criatividade e Entretenimento da Campus Party. (Foto: Helio Xavier / All3Games)

A programação continuou com a palestra sobre o jogo "Sonho de Jequi". Um jogo desenvolvido pela Tower Up Studios com caráter social e apelo para a seca no vale do Jequitinhonha. O jogo já arrecadou verba suficiente para construir uma cisterna, e está arrecadando dinheiro para a segunda construção. Disponível para dispositivos mobile desde junho deste ano, Jequi foi eleito o terceiro melhor jogo do mundo de acordo com a Imagine Cup e passou por um processo de aceleração dentro do Microsoft Innovation Center. A equipe também é responsável pelo jogo Wells que será lançado no dia 23/11 para Xbox One.

Durante o primeiro dia muito se falou sobre fomentar o mercado de jogos e incentivar a produção independente para que cresçamos juntos. Já o restante da programação do evento ficou por conta de workshops e palestras sobre empreendedorismo e tecnologia.

O segundo dia de Campus Party foi bastante introdutório às pessoas que ainda não conhecem o mercado de jogos. Logo pela manhã, um combo de palestras ajudou muitos interessados a se situar mais sobre este mercado e seus bastidores. Tivemos uma palestra de Tiago Zaidan, CEO da TDZ Games com o tema "O dia a dia de uma empresa de jogos". Tiago falou sobre o jogo Eliosi's Hunt que está disponível no Steam, e os desafios de ser um game developer.

TDZ Games falando sobre o dia a dia de uma empresa de jogos
TDZ Games falando sobre o dia a dia de uma empresa de jogos.

Ainda no sábado, o pessoal da All3Games falou um pouco sobre “Empreendedorismo no mercado de jogos”. A palestra teve um ritmo totalmente empreendedor, e ficou bem claro que fazer jogos também é ser startup. Já durante a tarde, o professor João Victor Boechat, da Universidade FUMEC, falou sobre “Realidade Aumentada com Captura de Movimento”. Aconteceram também, workshops como "Conhecendo o desenvolvimento de jogos”, “ Personagens de Games e animações” e “Modelagem 3D Para iniciantes”.

Para encerrar, o sábado foi marcado pela Imagine Campus. Um game jam organizado pela Gamelyst, Playbor e Vulpi, onde participaram 5  equipes. O tema proposto era “Acessibilidade” e o jogo teria 48hrs para ficar pronto. As equipes contaram com mentorias de profissionais do mercado e do Microsoft Innovation Center durante a competição.

Participantes do GameJam apresentando seu projeto para o juri na Campus Party. (Foto: Helio Xavier / All3Games)
Participantes do GameJam apresentando seu projeto para o juri na Campus Party. (Foto: Helio Xavier / All3Games)

Nota do editor: Se você não conseguiu ir ao evento, não se desanime. As palestras estão sendo disponibilizadas no canal da Campus Party no Youtube.

Jairo Lopes Jairo Lopes é estudante do curso de Jogos Digitais, é um dos fundadores do BHGameBiz, e contribui para sites como Industria de Jogos, Indieside e Drops De Jogos.