Indústria de Jogos

Festival Jogatório acontece nesse final de semana no Sesc 24 de maio

por em

O Festival Jogatório contará com:

  • 35 jogos digitais, tendo como destaques títulos como Astrea: Six-Sided Oracles, Fish Person Shooter, Mark of the Deep e Atuel, vencedor no BIG Festival na categoria Big Impact: Melhor Jogo de Questões Sociais.
  • 2 jogos digitais feitos para plataformas antigas, com Alien Holocaust 2 - Invasão Terra, um jogo para Atari 2600 e Bruxólico (Anacroflipper), um jogo para ZX Spectrum que também vem com um livro ilustrado.
  • O Museu da Inovação e Tecnologia Humana (MITH), uma pequena mostra que valorize a produção de videogames nacionais limitada pela lei de reserva de mercado (Lei Federal no 7.232/84) e apresente as reengenharias e modelos criados no Brasil durante esse período(1984~1992) para novas gerações. A Coopermiti, responsável pela mostra, também estará com um ponto de coleta de resíduos eletrônicos.
  • 4 escritores brasileiros de TTRPGs independentes estarão mostrando e comercializando seus produtos, com os destaques para Brave Zenith e here, there, be monsters!
  • 2 jogos de tabuleiro, Alieninjas e Multimórbido.
  • 5 artistas convidados estarão vendendo suas produções inspiradas em jogos.
  • 2 jogos de luta que estarão projetados na varanda da área de convivência do SESC, Diesel Legacy e Them’s Fightin Herds.
  • O Stealth Lounge, onde convidamos desenvolvedores independentes de fora da mostra a mostrarem suas produções em uma ambiente relaxante.

O Festival Jogatório faz parte da programação do FestA! - Festival de Aprender 2023, um festival composto por cursos, oficinas, ateliês, vivências e demonstrações artísticas de artes visuais e tecnologias. Em 2023 o tema do FestA! é Jogos.

Narrativas fantásticas, mistérios indecifráveis, quebra-cabeças onde cada peça leva a um caminho surpreendente, nos levam a aventuras múltiplas, por vezes divertidas, engraçadas, horripilantes, conflituosas, nostálgicas e mesmo amorosas. Aliens, piratas, anões, zumbis e monstros horripilantes estarão presentes. Ficção e realidade muitas vezes são mescladas, de forma a criar lugares imaginários que nos levam para longe ou provocam reflexões críticas sobre a realidade e o momento presente.

Nos jogos digitais, tecnologias passadas, “obsoletas”, convivem com novas tecnologias, onde passado, presente e futuro se encontram em muitas histórias. O convite é feito ao público, que poderá participar dos jogos e mergulhar em cada proposta, seja individual ou coletivamente.

Com o objetivo de aproximar o público da produção de jogos brasileiros em suas diversas formas, diferente de outros eventos típicos do setor, o Festival Jogatório possuirá entrada totalmente gratuita! 

Veja a lista completa dos jogos participantes:

Lista completa de jogos participantes

Brave Zenith - Roll 4 Tarrasque

Alvorada - Heavy & Salsa Studios

Here, There, Be Monsters - Wendi Yu

Nas Trincheiras da Zona Morta - Loud Noises

Alieninjas - Gamehives

Multimórbido - Isabelle Lins

MITH - Museu da Inovação e Tecnologia Humana - COOPERMITI

Raider Kid and the Ruby Chest - Cacareco Games

Pivot of Hearts - Dragonroll Studio

Astrea: Six-Sided Oracles - Little Leo Games

Alien Holocaust 2 - Invasão Terra - Fernando Rodrigues Salvio

FISH PERSON SHOOTER - 8AH

Ghetto Zombies - Fogo Games

Mr Wings - Haru Sales

Forgotten Mines - Cannibal Goose

The Lacerator - Fernando Tittz

Death Elevator - Fernando Tittz

Moth Kubit - Helena Creative Studios

Bloodrush: Undying Wish - Lightmancer Studios

The Posthumous Investigation - Mother Gaia Studio

Oftalmo Pilots - Alpacone Games

Awakening Sarah - Asteristic Game Studio

Astro Pig - Garoa Studios

Cat Leather Jackets' - Garoa Studios

Atuel - Matajuegos

Them’s Fightin’ Herds - Modus Studios

Diesel Legacy: The Brazen Age - Modus Studios

Fi da Puti Samurai - Zanardi & Liza

Takara Cards - Post Mortem Pixels

Hyper Space - Fennec Game Studio

Bruxólico (Anacroflipper) - Amaweks (Paulo Andrés)

TELEFORUM - Monumental

Mark of the Deep - Mad Mimic

Holoo Space - Ovni Studios

Mahou Senji Cosplay Club - Behold Studios

Pain Loop - Panic PlayHouse

Doug's Nightmare - Undev Games

I Was Lost - Channel 3 Collective

Ayra - Tarcisio - Blind Rooster

UniDuni - Clops Game Studio

Lista completa de artistas convidados

zagoiris

zagoiris, ela/dela, artista visual pelo instituto de artes da UNESP e gamedev, apaixonada por cor e brilho, artista 2D de cenário, concept art, GUI design, pintura digital, pixel, voxel, vetor.

Bruna Person

Ilustradora, quadrinista e aquarelista. Escreve e ilustra histórias em quadrinhos e zines. Vende produtos de artes originais ou com temas e contos de terror e fantasia, como Edgar Allan Poe e Senhor dos Anéis.

zurikki

Artista e designer gráfica, Zurikki ama bandas coreanas e jogos de terror. Adora criar e desenvolver projetos principalmente para apoiar causas que defende e acha interessante produzir materiais que vão impactar as pessoas de alguma forma.

Em 2020, criou a Pantanal zine, onde mais de 40 artistas se juntaram para ilustrar as mitologias sul-americanas e arrecadar doações para o cuidado das queimadas no pantanal.

Atualmente trabalha com jogos e está produzindo com a Caramelo games o jogo Wipe 'em Out, lançado no evento Diversão Offline que será também vendido em kickstarter.

Shan

Shan é ilustradore freelancer com foco em design de personagens e conteúdo adulto. Faz de tudo um pouco – entre pinturas, quadrinhos, fanzines, jogos e material impresso, se é um projeto bacana, pode chamar que elu vem. Vive alimentando fandom com sua arte nas horas vagas, sempre participando de colaborações e antologias, tendo participado em mais de 30 projetos coletivos diferentes desde 2018. Está testando as águas com projetos pessoais maiores e vendo no que dá.

Isaac Santos

Isaac Santos, um mineiro vivendo em São Paulo. Cresceu assistindo desenhos animados e jogando fliperamas, na adolescência se tornou um leitor compulsivo de mangás e quadrinhos, além de apaixonado por cinema e todas as formas de contar histórias, o que inevitavelmente tornou-se sua profissão. Hoje, é ilustrador e roteirista. Em 2019 integrou o projeto Narrativas Periféricas e lançou o quadrinho SHIN pela editora Mino. Com este trabalho foi indicado a Roteirista Revelação no Prêmio HQ Mix. Seu último lançamento é o quadrinho Yasuke, pela editora Skript.

Estúdios Relacionados

Nenhum estúdio relacionado

Jogos Relacionados

Nenhum jogo relacionado

Pessoas Relacionadas

Nenhuma pessoa relacionada

Celso Tito Godoy

Celso Tito Godoy é desenvolvedor de software, formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela UNOPAR e é dono do Game Indie Brasil no Steam. Email: tito@industriadejogos.com.br