Terminar um jogo e publicá-lo no mercado é um grande desafio, ainda mais quando o projeto é extenso e pode levar anos para ser concluído.
Luiz Gama, da Ludic Studios, afirma que a melhor maneira de lidar com essa questão é pensar a longo prazo. “A gente sempre pensa em como vai ser a recompensa, a gente bota aquilo em mente. Realmente tem que ter essa paciência e perseverança”, afirma.
Essa foi a resposta do desenvolvedor quando questionado pelo fundador do Produção de Jogos, Raphael Dias, sobre como o estúdio mantém a motivação para continuar se dedicando ao jogo The Keeper, cujo tempo de criação pode levar até três anos.
A entrevista com Luiz Gama foi realizada para o PDJ Show - série do site Produção de Jogos que conta a trajetória de desenvolvedores de jogos no Brasil.
Ainda segundo Luiz, estimar quanto tempo um projeto demanda uma certa experiência da equipe com a qual se trabalha. “Quando começamos a fazer outros jogos, logo no início em que estávamos aprendendo, a gente já ia tomando um pouco dessa noção”, diz. “A parte mais legal de fazer um jogo é ter a ideia, parece que tudo vai fluir. E quando você começa a parte técnica de programar, tornar aquilo um jogo, e a parte de game design, é mais difícil mesmo.”
Além da perseverança e visão de longo prazo, a equipe da Ludic Studios também participa de game jams e desenvolve outros jogos menores para se manter motivada.
Estúdios Relacionados
Nenhum estúdio relacionado
Jogos Relacionados
Nenhum jogo relacionado
Pessoas Relacionadas
Nenhuma pessoa relacionada