Indústria de Jogos

Última edição do TDC reuniu mais de 13 mil pessoas

por em

O TDC (The Developer's Conference), maior conferência para profissionais de Tecnologia do Brasil, realizou entre os dias 6 e 8 de dezembro, a última edição do ano, o  TDC FUTURE que aconteceu em Porto Alegre. O evento foi realizado no formato híbrido, ocorrendo presencialmente na UniRitter, e com transmissão simultânea pela plataforma Hopin. Com o tema central: “O Papel da tecnologia na construção do amanhã”, o encontro teve mais de 2800 inscrições presenciais e mais de 11 mil online.          

Durante os três dias, o encontro somou mais de 400 palestras, com mais de 300 horas de conteúdo e 30 patrocinadores. Nesta edição, tivemos pela primeira vez a trilha Metaverso, com palestras online e gratuitas sobre aplicações, tecnologias e desafios na construção de universos virtuais. A coordenação e palestrantes da Trilha foi composta por renomados profissionais que compartilharam conhecimentos e técnicas inovadoras sobre o mercado do metaverso, na qual os participantes puderam aprender mais sobre o uso da tecnologia na indústria e vivenciar as opções que podem ser criadas dentro dessa realidade virtual

“É ótimo poder voltar aos eventos presenciais, mas reconhecer que o digital não é mais uma tendência, mas a realidade e também o futuro. É sabido que o formato híbrido veio para ficar e temos orgulho em ser pioneiros na realização de eventos com foco em tecnologia nestes moldes, com grande audiência e participação do público. Nesta edição tivemos também uma grande parcela de inscrições corporativas, o que mostra que as empresas estão empenhadas em incentivar a participação de seus colaboradores em eventos de forma presencial e remota já que agora a grande maioria das empresas está com colaboradores distribuídos em todo Brasil e até no mundo", explicou Yara Mascarenhas, Fundadora e Host do evento.

Vale destacar a presença, do CTO da Oracle, Marcelo Pivovar, que participou da abertura na Trilha RH ágil, o executivo destacou sua participação em outro momento do TDC e incentivou aos demais participantes a estarem no evento; do CEO & Founder AfrOya Tech Hub, Andreza Rocha, que falou a respeito da equidade de gênero e diversidade no setor, na palestra: “QUEM SOMOS - Mapa de Talentos Negros em Tecnologia”; e da Engenheira de Privacidade na Único, Sofia Marshallowitz Apuzzo, que abordou o tema privacidade mental, durante a palestra: “O que está em tua mente e tu não gostaria que ninguém soubesse? - Um papo sobre neuroprivacidade”.

De olho na sustentabilidade, ao longo do ano o TDC reutilizou cerca de 500m2 de lona em suas edições de 2022 e para o próximo ano a organização planeja um Design System, específico para reuso e aproveitamento de materiais com o objetivo de reduzir o impacto ambiental. No Brasil, o TDC já realizou no Brasil mais de 50 edições. Em 2022, além do TDC Future foram realizadas as edições: Connections, Innovation e Business que juntas reuniram cerca de 40 mil pessoas. Este ano, também aconteceu a primeira edição latina: o TDC em Español - Colômbia Tour, presencialmente na cidade de Bogotá (Colômbia) e online na plataforma Hopi. 

“Nosso objetivo é promover as conexões entre os profissionais de tecnologia, inclusive internacionalmente, ampliando a interação entre os países da América Latina para o desenvolvimento de ecossistema de tecnologia, unindo profissionais, executivos e interessados no mercado de TI”, complementa Yara.

Edições confirmadas 2023

As edições de 2023 do TDC (The Developer's Conference), já tem data marcada são elas: TDC Connections, de 22 a 24 de março, em Recife e Belo Horizonte; TDC en Espanol, de 18 e 20 de abril, no México; TDC Innovation, de 14 a 16 de junho, em Florianópolis; TDC Business, de 19 a 21 de setembro, em São Paulo; e TDC Future, 05 a 07 de dezembro, em Porto Alegre. Os interessados nas inscrições podem acompanhar as aberturas pelo site TDC e nas redes sociais do evento: Instagram; twitter, facebook e linkedin

Estúdios Relacionados

Nenhum estúdio relacionado

Jogos Relacionados

Nenhum jogo relacionado

Pessoas Relacionadas

Nenhuma pessoa relacionada

Celso Tito Godoy

Celso Tito Godoy é desenvolvedor de software, formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela UNOPAR e é dono do Game Indie Brasil no Steam. Email: tito@industriadejogos.com.br