Indústria de Jogos

Segundo Aaron Greenberg e Phil Spencer, não deverão existir games exclusivos para o Scorpio

por em

Segundo Aaron Greenberg e Phil Spencer, não deverão existir games exclusivos para o Scorpio

Com todas as dúvidas a respeito do anúncio do Project Scorpio (a nova interação dos consoles Xbox anunciada pela Microsoft durante sua coletiva de imprensa na última segunda-feira) sendo discutida pelos desenvolvedores e consumidores, o executivo da Microsoft Aaron Greenberg fez alguns comentários no Twitter, respondendo às perguntas se alguns dos games no futuro poderiam ser exclusivos para o Scorpio, graças a seu maior poder de processamento.

A resposta, de acordo com Greenberg, é que "não haverão jogos exclusivos para o Scorpio, e ninguém ficará para trás". Se isto de fato se confirmar, poderá ser um grande ponto de contenção já que os desenvolvedores terão que se decidir em como priorizar entre otimizar seus títulos para o Xbox One original, ou o mais potente hardware do Scorpio.

Obviamente, a real diferença entre os dois ainda não é desconhecida. A Microsoft confirmou a existência do projeto, mas deu poucos detalhes concretos de suas capacidades além de declarar que terá 8 cores e um poder total de GPU na casa de 6 teraflops. O console, em tese, terá um grande foco em entregar gráficos em 4K e realidade virtual.

Adicionalmente, o "big boss" da divisão Xbox Phil Spencer também deu uma longa e esclarecedora entrevista para o site Wired, onde trouxe um pouco mais de luz sobre o possível modelo de transição desta geração de consoles.

"A capacidade de construir jogos que tiram vantagens de hardwares com capacidades diferentes já faz parte de qualquer ecosistema de desenvolvedores third-party, ou qualquer um que esteja criando para Windows e consoles ao mesmo tempo", disse Spencer. "Nós teremos versões destes jogos que vão funcionar com o Xbox One e o Xbox One S, bem como suportando o Scorpion".

"A expectativa dos consumidores é que, se você quiser, pode comprar um novo telefone celular todos os anos. Eu não quero ir para um modo parecido a este nos consoles. Eu vejo o próximo ponto de inflexão sendo o 4K, e quero ter certeza que teremos um console que irá suportá-lo, e o Scorpio vai fazer isto. Nós não estamos em um tic-tac de hardware que diz que preciso colocar um novo console no mercado a cada dois anos para que as pessoas possam fazer o upgrade. Não é assim que funciona o modelo de consoles".

Você pode ler a entrevista completa com Spencer na Wired através deste link.

Estúdios Relacionados

Nenhum estúdio relacionado

Jogos Relacionados

Nenhum jogo relacionado

Pessoas Relacionadas

Nenhuma pessoa relacionada

Mauricio Alegretti

Mauricio Alegretti ("Malegra") é o fundador do site e comunidade Indústria de Jogos. Cria jogos digitais por paixão e profissão há mais de três décadas, que foram publicados em diversas plataformas e consoles. Foi diretor das associações Abragames, IGDA e Acigames, co-fundou e dirigiu o estúdio Smyowl e a comunidade Portalxbox, foi Microsoft MVP em Xbox e Kinect, e hoje é CTO na Ortiz Gaming, uma multinacional no setor de jogos para cassinos.