Morre Goro Hasegawa, criador do jogo de tabuleiro Othello

Morre Goro Hasegawa, criador do jogo de tabuleiro Othello

Diversas agências internacionais noticiaram que Goro Hasegawa, creditado como o inventor do jogo de tabuleiro Othello, faleceu nesta semana com a idade de 83 anos.

De acordo com a notícia do Japan Times, Hasegawa tivera a ideia para o design de Othello quando ainda era criança no Japão, e mais tarde apresentou a ideia para o fabricante de brinquedos Tsukuda em 1972. Em 1973 a empresa lançou o jogo com o título de Othello como uma referência à peça de Shakespeare do mesmo nome.

Othello se transformou em uma sensação global, dando origem à Federação Mundial de Othello, e uma série de torneios para jogadores profissionais ao redor do mundo. O jogo também foi recriado de forma digital numerosas vezes e em diversas plataformas, desde o Atari 2600 até os smartphones modernos, passando pelo NES, e serviu de inspiração para vários game designers.

Malegra Mauricio Alegretti ("Malegra") é fundador do Indústria de Jogos, e desenvolve jogos digitais por paixão e profissão há mais de três décadas. Foi diretor das associações Abragames, IGDA e Acigames, co-fundou e dirigiu o estúdio Smyowl e a comunidade Portalxbox, foi Microsoft MVP em Xbox, e é creditado em dezenas de jogos em diversas plataformas e consoles.