Microsoft encerra atividades do Project Spark

Microsoft encerra atividades do Project Spark

A Microsoft está encerrando as atividades do criador de jogos Project Spark. Ele vai em breve deixar de aparecer no Xbox e também na Windows Store, e se você já fez download do editor gratuito, os serviços online serão encerrados após 12 de Agosto. Você ainda poderá jogar depois disto, mas não terá mais acesso a nada que estiver armazenado na nuvem. A Microsoft também comentou que tem planos para os consumidores que adquiriram o produto antes dele se transformar em free-to-play.

Este é mais um dos passos na aparente reestruturação que a Microsoft está fazendo em seus investimentos na área de games, após o recente cancelamento do Fable Legends e fechamento da Lionhead Studios. De qualquer forma, a empresa frisou que não está fazendo nenhuma demissão com o encerramento do Project Spark.

O projeto havia sido primeiramente anunciado ao público na E3 de 2013, e foi uma das experiências mais promissoras do Xbox One, com uma suíte de ferramentas fáceis que permitiria a qualquer pessoa criar jogos. Em Setembro do ano passado, a Microsoft já havia anunciado o encerramento do desenvolvimento de novas features para o Spark, e deixado o download gratuito.

Malegra Mauricio Alegretti ("Malegra") é fundador do Indústria de Jogos, e desenvolve jogos digitais por paixão e profissão há mais de três décadas. Foi diretor das associações Abragames, IGDA e Acigames, co-fundou e dirigiu o estúdio Smyowl e a comunidade Portalxbox, foi Microsoft MVP em Xbox, e é creditado em dezenas de jogos em diversas plataformas e consoles.