Indústria de Jogos

Livro brasileiro Programação de Computadores está em campanha no Catarse

por em


Você gostaria de aprender a programar computadores e criar seus próprios jogos digitais, em um livro escrito por um dos melhores professores do Brasil?

Pois é esta a proposta do livro Programação de Computadores de autoria do professor André Kishimoto, e que está em campanha no site Catarse até o dia 16 de Novembro, e explicado no vídeo acima.

De acordo com a descrição do projeto no Catarse:

A ideia de escrever este livro surgiu após ministrar uma disciplina introdutória de programação de computadores para diversas turmas de um curso superior de Jogos Digitais.


Embora existam outros livros de programação em português, tive que adaptar o conteúdo para que as aulas fossem direcionadas à criação de jogos. Para isso, acabava usando outras referências e experiência própria para explicar conceitos como game loop, sprites, sistemas de coordenadas, uso de estruturas de decisão para verificar colisão de objetos, entre outros, além de criar projetos-exemplo de jogos.


Uma dificuldade de muitos alunos era que parte das referências e exemplos estava em inglês. Assim, decidi documentar minhas aulas em forma de apostila e slides e comecei a usar o material no curso. Percebi que as aulas começaram a fluir melhor e que os alunos usaram o material como referência.


Com esse resultado, resolvi revisar e expandir minha apostila, transformando-a em livro para que outras pessoas interessadas no assunto também pudessem ter acesso ao material.


A previsão é que o livro tenha 292 páginas, e comece a ser entregue já em Dezembro de 2016.

Interessado? Não deixe de acessar a página do projeto no Catarse, e demonstrar seu apoio!

Estúdios Relacionados

Nenhum estúdio relacionado

Jogos Relacionados

Nenhum jogo relacionado

Pessoas Relacionadas

Nenhuma pessoa relacionada

Mauricio Alegretti

Mauricio Alegretti ("Malegra") é o fundador do site e comunidade Indústria de Jogos. Cria jogos digitais por paixão e profissão há mais de três décadas, que foram publicados em diversas plataformas e consoles. Foi diretor das associações Abragames, IGDA e Acigames, co-fundou e dirigiu o estúdio Smyowl e a comunidade Portalxbox, foi Microsoft MVP em Xbox e Kinect, e hoje é CTO na Ortiz Gaming, uma multinacional no setor de jogos para cassinos.