Kojima planeja manter seu estúdio com no máximo 100 pessoas

A recém-nascida Kojima Productions fechou o ano passado com menos de dez funcionários, e conforme o estúdio expande o seu fundador Hideo Kojima declarou que pretende limitar o tamanho da equipe em 100 pessoas no máximo, em um debate recente.

Isto é interessante, pois conforme o próprio Kojima comentou durante o debate, mais de 200 pessoas colaboraram em seu mais recente jogo, Metal Gear Solid V. Agora, parece que o mestre parece evitar este mesmo nível de produção ao construir seu estúdio para trabalhar em um novo jogo exclusivo para o Playstation 4.

Os comentários também se alinham com declarações anteriores de Kojima, sobre como ele aprecia os modelos de estúdios pequenos e eficientes, muitos dos quais ele visitou durante uma volta ao mundo de visitas a desenvolvedoras para Playstation junto com Mark Cerny.

"Para criar algo que tem uma qualidade real, você precisa de tecnologia, mas mais do que tecnologia você precisa de pessoas. Precisa de pessoas de talento. Eu vou criar um ambiente onde estas pessoas vão poder desenvolver seus talentos".

Malegra Mauricio Alegretti ("Malegra") é fundador do Indústria de Jogos, e desenvolve jogos digitais por paixão e profissão há mais de três décadas. Foi diretor das associações Abragames, IGDA e Acigames, co-fundou e dirigiu o estúdio Smyowl e a comunidade Portalxbox, foi Microsoft MVP em Xbox, e é creditado em dezenas de jogos em diversas plataformas e consoles.