Indústria de Jogos

Industria de Jogos na Campus Party Minas Gerais

por em

Industria de Jogos na Campus Party Minas Gerais

A Campus Party teve sua primeira edição realizada Belo Horizonte e fomos conferir tudo que se falava por lá sobre desenvolvimento de jogos.

 

A feira desembarcou com tudo em Minas Gerais e logo no primeiro dia nós presenciamos a palestra dos Irmãos Castro. Os youtubers criadores do jogo "A lenda do Herói" falaram sobre o processo de criação do jogo, os desafios e recompensas em sua experiencia. Apesar da jogabilidade sem nenhum grande diferencial, o jogo ganha destaque na grande qualidade artística. Feito com um pixel art milimetricamente detalhado, o jogo conquista  através da sua narração em cânticos que acompanham sua temática medieval.

TowerUp Studios no palco Criatividade e Entretenimento da Campus Party. (Foto: Helio Xavier / All3Games)
TowerUp Studios no palco Criatividade e Entretenimento da Campus Party. (Foto: Helio Xavier / All3Games)

A programação continuou com a palestra sobre o jogo "Sonho de Jequi". Um jogo desenvolvido pela Tower Up Studios com caráter social e apelo para a seca no vale do Jequitinhonha. O jogo já arrecadou verba suficiente para construir uma cisterna, e está arrecadando dinheiro para a segunda construção. Disponível para dispositivos mobile desde junho deste ano, Jequi foi eleito o terceiro melhor jogo do mundo de acordo com a Imagine Cup e passou por um processo de aceleração dentro do Microsoft Innovation Center. A equipe também é responsável pelo jogo Wells que será lançado no dia 23/11 para Xbox One.

Durante o primeiro dia muito se falou sobre fomentar o mercado de jogos e incentivar a produção independente para que cresçamos juntos. Já o restante da programação do evento ficou por conta de workshops e palestras sobre empreendedorismo e tecnologia.

O segundo dia de Campus Party foi bastante introdutório às pessoas que ainda não conhecem o mercado de jogos. Logo pela manhã, um combo de palestras ajudou muitos interessados a se situar mais sobre este mercado e seus bastidores. Tivemos uma palestra de Tiago Zaidan, CEO da TDZ Games com o tema "O dia a dia de uma empresa de jogos". Tiago falou sobre o jogo Eliosi's Hunt que está disponível no Steam, e os desafios de ser um game developer.

TDZ Games falando sobre o dia a dia de uma empresa de jogos
TDZ Games falando sobre o dia a dia de uma empresa de jogos.

Ainda no sábado, o pessoal da All3Games falou um pouco sobre “Empreendedorismo no mercado de jogos”. A palestra teve um ritmo totalmente empreendedor, e ficou bem claro que fazer jogos também é ser startup. Já durante a tarde, o professor João Victor Boechat, da Universidade FUMEC, falou sobre “Realidade Aumentada com Captura de Movimento”. Aconteceram também, workshops como "Conhecendo o desenvolvimento de jogos”, “ Personagens de Games e animações” e “Modelagem 3D Para iniciantes”.

Para encerrar, o sábado foi marcado pela Imagine Campus. Um game jam organizado pela Gamelyst, Playbor e Vulpi, onde participaram 5  equipes. O tema proposto era “Acessibilidade” e o jogo teria 48hrs para ficar pronto. As equipes contaram com mentorias de profissionais do mercado e do Microsoft Innovation Center durante a competição.

Participantes do GameJam apresentando seu projeto para o juri na Campus Party. (Foto: Helio Xavier / All3Games)
Participantes do GameJam apresentando seu projeto para o juri na Campus Party. (Foto: Helio Xavier / All3Games)

Nota do editor: Se você não conseguiu ir ao evento, não se desanime. As palestras estão sendo disponibilizadas no canal da Campus Party no Youtube.

Estúdios Relacionados

Nenhum estúdio relacionado

Jogos Relacionados

Nenhum jogo relacionado

Pessoas Relacionadas

Nenhuma pessoa relacionada

Jairo Lopes

Jairo Lopes é Business Developer da Hermit Crab Studio, desenvolvedora do jogo “PSG Football Freestyle”. Enquanto morava no Brasil, foi um dos realizadores do evento BHGameBiz e participou da fundação da GAMING, Associação Mineira de Jogos. Começou sua carreira como Public Relations onde trabalhou em alguns jogos como Eliosi’s Hunt, Madcap Castle e logo descobriu a paixão pelo Business Development. Atualmente na Irlanda é o organizador do evento The Games Co-op e escreve para o IDJ com textos sobre business, mercado e marketing.