Segundo App Annie, China ultrapassou os EUA em receitas de jogos para iOS

Se passaram apenas alguns meses desde que a App Annie reportou que a China havia passado o Japão na receita total de jogos para iOS, fazendo a previsão na época que em breve passaria também os EUA. Bem, a previsão se confirmou, com o relatório mais recente da empresa de inteligência de mercado revelando que o segundo trimestre trouxe um crescimento ainda mais explosivo para o país, com um total de receitas maior do que o dobro visto no mesmo trimestre em 2015.

O relatório concluiu que os jogos desenvolvidos localmente na própria China dominaram as vendas, e foram a principal razão do crescimento anual. "Especificamente, RPG massivos online (MMORPG) como o Fantasy Westward Journey, Westward Journey Online e MOBAs como Hero Moba foram os principais responsáveis pelo crescimento da receita de jogos iOS na China. O país vai continuar a apresentar oportunidades gigantes nos jogos mobile. Apesar de algumas publishers estrangeiras terem conseguido sucesso no país - como evidenciado pelo Clash Royale tendo atingido a décima posição no ranking de receitas do iOS no segundo trimestre de 2016 - as publicadoras locais dominaram o ranking de receitas", disse a App Annie.

A importância dos três líderes de mercado no mundo mobile não é um exagero - juntos, China, Estados Unidos e Japão são responsáveis por aproximadamente 75% de toda a receita de jogos no iOS. E já que a categoria de jogos é a mais representativa na geração de receitas no iOS, as previsões são que a China também se torne o pais com maior receita geral no iOS em breve.

Para ler o relatório completo, acesse este link.

Malegra Mauricio Alegretti ("Malegra") é fundador do Indústria de Jogos, e desenvolve jogos digitais por paixão e profissão há mais de três décadas. Foi diretor das associações Abragames, IGDA e Acigames, co-fundou e dirigiu o estúdio Smyowl e a comunidade Portalxbox, foi Microsoft MVP em Xbox, e é creditado em dezenas de jogos em diversas plataformas e consoles.