A cena de desenvolvimento independente para Mega Drive continua firme e forte, obrigado. Entre muitas iniciativas que surgem a cada semana uma delas chamou muito nossa atenção, estamos falando do port de Street Chaves II para Mega Drive.

Street Chaves II foi um game para PC muito famoso no início dos anos 2000 aqui no Brasil, e agora é hora de relembrar com nostalgia de algo que já era nostálgico naquela época. Liderado por Master Linkuei, desenvolvedor que publicou o excelente Mortal Kombat Arcade Edition para Mega Drive, Street Chaves II para Mega Drive é um jogo totalmente novo, não é um hack de algum jogo que já existe.

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Chamamos a galera envolvida no projeto para um bate-papo e esse é o resultado da entrevista, se liga que tá legal demais.

1 – Quantas pessoas fazem parte do projeto e qual a função de cada uma?

São 4 pessoas envolvidas diretamente com o projeto, cada uma desempenhando uma função muito importante, como:

    • Paulo Ferreira, conhecido como Master Linkuei, é o responsável pela programação, gráficos, animações e efeitos sonoros.
    • Edmo Caldas, conhecidos como MIDI COVER é o compositor e arranjador da trilha sonora para o chip YM2612+ SN76489 PSG chip do Mega Drive.
    • Mardonio, conhecido como Mardex Fordex, é o responsável Narração durante o game.
    • Francis Fussiger colabora com o time dando ideias e também ajuda com códigos e feedback sobre o game.
Criadores de Street Chaves 2 para Mega Drive – Divulgação

2 – De onde surgiu a ideia de fazer um port de Street Chaves para Mega Drive?

Master Linkuei (Paulo): Como diria o Francis, foi algo Chespiritual (risos). Foi mais um acontecimento do que um projeto pensado, como se a ideia tivesse reunido as pessoas e não as pessoas se reunirem pra ter a ideia.

Francis Fussiger: Participamos de um grupo de desenvolvedores de retrogames e estávamos conversando a respeito de jogos que poderiam ter sido lançados para o Mega Drive. Me lembrei de um jogo que marcou a infância de muita gente, Street Chaves, feito pelo desenvolvedor Cybergamba. Comentei que seria um sonho ver isso rodando no Mega. Tempos depois o Master Linkuei (Paulo) estava fazendo uns testes de técnicas de animação em cenário usando assets gráficos do primeiro Fatal Fury do Mega Drive e resolveu, comicamente, usar o Sprite do Chaves nos testes. Daí penso que isso meio que foi crucial. Ver o Chaves Ali mostrou que isso era muito possível e animou todo mundo a dar ideias.

Gameplay de Street Chaves 2 para Mega Drive – Divulgação

MIDI COVER (Edmo): Senti que eu precisava fazer uma música para o que estava acontecendo ali. Lembro que no final de março tinha por coincidência rolado também um deepface do Chaves participando de um comercial no México. Disso surgiu ideias de usar IA para as vozes (o site que gerou as vozes customizadas se chama falatron.com).

Paulo (Master Linkuei): Utilizei os assets gráficos originais do jogo de PC para analisar e vi que era bem viável adaptar para o Mega Drive. Só que a coisa foi aumentando tanto que já era algo novo, mesmo baseado na ideia desse clássico dos anos 2000, acabei incluindo vozes completamente novas com ajuda de IA entre outras surpresas.

3 – Quais os principais desafios desse port?

Paulo (Master Linkuei): Por ser um projeto do zero escrito em C (usando a poderosa biblioteca do SGDK) ao invés de uma Hack como tinha sido com o Mortal Kombat Arcade Edition. Existe todo um desafio no desenvolvimento já que preciso começar pela mecânica/jogabilidade e logo esbarrei com as limitações da memória de vídeo (VRAM) e também das paletas de cores, até para as adaptações das artes originais, era preciso sempre ficar de olho para que nada ultrapassasse o limite de tiles (blocos 8×8 onde cada parte dos gráficos ficam armazenados), por isso precisei otimizar esses tiles e até redesenhar alguns detalhes de certos cenários.

Gameplay de Street Chaves 2 para Mega Drive – Divulgação

Se notarem, aceitei o desafio de usar Sprites gigantes para os padrões dos 16-BIT. Acho que nenhum outro game de Mega Drive usa Sprites tão grandes assim em um game de luta (risos). Durante os testes, como era de se esperar, vários bugs foram relatados. Isso é perfeitamente normal e aceitável, já que é um comportamento indesejado típico de qualquer desenvolvimento. Creio que o Francis saiba bem do que se trata, pois deve estar passando por situações semelhantes com o seu fã game de Dragon Ball, também para Mega Drive. Outra coisa chata é que as vezes os bugs passam despercebidos nos emuladores. Por isso é importante estar sempre testando o game no console original.

Edmo Caldas (MIDI COVER): Referente a música, busquei dar nostalgia ao game a partir da reescrita dos temas, também do zero. Não existem referências na Internet que não sejam apenas em MP3 de baixa qualidade, ou seja, zero partituras. Caso elas existissem (ao menos eu não encontrei) tornaria o processo de recriação bem mais rápido. Tudo teve que ser feito “de ouvido” e ainda está sendo aprimorado. Até o momento o resultado trouxe às lutas um toque de fidelidade sonora quando comparado ao seriado. Isso foi possível por meio da união do meu conhecimento em teoria musical com à prática de reescrita em MML, bem como com as minhas leituras a respeito de alguns chips da Yamaha, sobretudo do YM-2151 e do YM-2612.

Gameplay de Street Chaves 2 para Mega Drive – Divulgação

Mardex Fordex (Mardonio): Como em qualquer projeto, os sons marcam momentos memoráveis dos jogos. Trilha sonora, efeitos e vozes dos personagens, colocam o jogador numa imersão bem grande. Eu trabalhei como locutor de eventos no passado e agora estão digitalizando a minha voz e inserindo em projetos como Journey to Oblivion que está sendo desenvolvido pelo Alex Mendes e sua equipe Mega Studios BR também para Mega Drive.

Abertura de Street Chaves 2 para Mega Drive – Divulgação

Inspirado em Larry Huffman, o locutor de Rock N’ Roll Racing Racing (Super Nintendo/Mega Drive) bastante conhecido nos Estados Unidos, narrei o bordão “Get Ready for the Next Battle”, as vozes de Round, Fight, You Win/Lose dentre outras nesse projeto nostálgico que é o Street Chaves II. Posso dizer que é um sonho de infância que está se tornando realidade, eu nunca imaginei que um dia poderia eternizar a minha voz em projetos brasileiros. Por isso acredito que todo jogador pode evoluir para um produtor de jogos.

4 – O que podemos esperar pra esse jogo? Quantidade de personagens, telas, funcionalidades, etc.

Master Linkuei (Paulo): Pra esse game de Mega Drive eu planejei adaptar todos os personagens do Street Chaves original com algumas futuras adições. Como dá pra ver no primeiro vídeo que postei do projeto, inseri telas novas, adicionei as músicas da trilha de fundo da série feitas pelo MIDI COVER, a narração incrível do Mardex Fordex (Mardonio), modo Turbo e também comecei a fazer um Bonus Stage exclusivo baseado no Street Fighter II onde o personagem deve destruir a Brasília amarela do Seu Barriga antes que o tempo acabe. Talvez o Seu Barriga apareça para xingar o jogador no final (risos).

Gameplay de Street Chaves 2 para Mega Drive – Divulgação

O game terá também tela de versus, mensagens após as lutas e telas de finais. A missão é fazer tudo isso caber numa ROM de 32Mb (4MB) assim todo mundo vai conseguir se divertir com o game já que esse é o tamanho limite de alguns Everdrives e também o que alguns emuladores suportam.

5 – Quais são os planos de lançamento e pra quando?

Master Linkuei (Paulo): Como o projeto é tocado no tempo livre da equipe, não conseguimos dar uma data de lançamento. Adianto que provavelmente será lançado assim como a minha hack do Mortal Kombat Arcade Edition, quando estiver pronto. Pronto, o game será distribuído gratuitamente, pois é um projeto Freeware feito de fãs para fãs.

Gameplay de Street Chaves 2 para Mega Drive – Divulgação

6 – Onde podemos acompanhar o trabalho de vocês e a evolução do projeto?

Mardex Fordex (Mardonio) com voz de locutor…

Vocês podem conferir novidades sobre o projeto no canal do Master Linkuei (Paulo). Para conferir novidades da trilha sonora, sigam o canal MIDI COVER (Edmo Caldas) dedicado as composições e rearranjos. Sigam o canal RevenGenesis (Francis) que além de participar do Street Chaves II, está desenvolvendo um fã game do Dragon Ball para o Mega Drive.

Gameplay de Street Chaves 2 para Mega Drive – Divulgação
Criadores de Street Chaves 2 para Mega Drive – Divulgação

Pra quem jogou Street Chaves II na época a nostalgia aqui bateu forte demais, parece que está ficando muito bom, aguenta ao a ansiedade, queremos muito testar essa belezinha, mas anda não há demo disponível. Nossa sugestão é (e o que faremos também), fica de olho nos canais de Youtube dos caras que é o caminho.