Indústria de Jogos

Ex-funcionários da Xbox contam que Nintendo "riu muito" quando quiseram comprá-la

por em

Ex-funcionários da Xbox contam que Nintendo "riu muito" quando quiseram comprá-la

Atualmente, a divisão Xbox da Microsoft produz um dos melhores consoles do mundo, sendo o Series X o mais potente até o momento. Porém, no início dos anos 2000, a empresa ainda não tinha toda essa tradição na produção de videogames, e buscava algumas parceiras para o lançamento do Xbox original. Com isso, a Microsoft acabou fazendo uma proposta a Nintendo, para que a empresa japonesa desenvolvesse jogos para eles. Contudo, quando os executivos da Nintendo escutaram a proposta da companhia americana, além de recusarem, riram compulsivamente - pelo menos foi o que revelou o ex-diretor de relações com terceiros da Microsoft, Kevin Bachus, ao site Bloomberg.

 

Segundo Bachus, o ex-CEO da Microsoft, Steve Ballmer, estava muito empolgado com a criação do console, então ele combinou um encontro entre seus comandados e os executivos da Nintendo, para ver se eles estariam dispostos a vender a empresa. Porém, durante a reunião, eles riram bastante. “Tipo, imagine uma hora de alguém rindo de você. Foi assim que a reunião foi”, disse Bachus.

 

Naquele período, a Microsoft tentou comprar diversas outras empresas, para tentar aumentar o catálogo de jogos do Xbox original. Dentre as companhias que eles tentaram adquirir estavam a Electronic Arts, a Midway Games e a Square (antes dela se associar com a Enix). A Electronic Arts recusou a proposta imediatamente, enquanto a Square disse que a oferta era muito baixa. Somente após a recusa dessas companhias que a empresa fundada por Bill Gates tentou sua jogada contra a Nintendo. Segundo Bob McBreen, chefe de desenvolvimento de negócios da Xbox, "na verdade, tínhamos a Nintendo em nosso prédio em janeiro de 2000 para trabalhar nos detalhes de uma joint venture onde demos a eles todas as especificações técnicas do Xbox. O lance era péssimo em hardware e, em comparação com o PlayStation da Sony, era mesmo. Então a ideia era: 'Escute, você é muito melhor nas partes do jogo com o Mario e tudo mais. Por que você não nos deixa cuidar do hardware? ' Mas não deu certo."

 

Na época, a empresa japonesa não respondeu imediatamente a oferta, já que havia acabado de lançar o Nintendo 64, e não queria se comprometer com outro console. Além disso, eles estavam prontos para anunciar o desenvolvimento do GameCube. Contudo, ambos aparelhos não fizeram tanto sucesso, vendendo muito menos que o mitológico Super Nintendo. Mas, após alguns anos, a Nintendo se recuperou com a criação e lançamento do DS e o Wii, aparelhos que fizeram um sucesso tremendo. E apesar dos consoles tanto da Nintendo quanto da Xbox serem impressionantes, não é necessário um investimento tão alto na compra de um aparelho desses para você ter suas merecidas horas de diversão. Os jogos de cassino online são uma alternativa muito mais acessível, garantindo aos seus jogadores uma variedade enorme de games, além de uma gama de promoções e giros grátis.

 

Compra da Bethesda Softworks

 

Uma das notícias que mais movimentou o mundo dos games ano passado foi a compra da ZeniMax Media pela Microsoft - e nesse pacote veio junto o estúdio Bethesda Softworks, famoso por desenvolver franquias de grande sucesso, como Elder Scrolls e Fallout. Mas a empresa americana não deve parar por aí, e provavelmente continuará investindo pesado na aquisição de editoras e estúdios, já que uma das principais queixas dos donos de Xbox é a falta de exclusivos para o console.

 

Com isso a Microsoft anunciou que para este ano de 2021 aproximadamente 30 games exclusivos serão lançados para a plataforma. Dentre eles há alguns que merecem destaque, como The Yakuza Remastered Collection, Yakuza 6: The Song of Life, Halo Infinite, The Medium e Warhammer 40k: Darktide.

Estúdios Relacionados

Nenhum estúdio relacionado

Jogos Relacionados

Nenhum jogo relacionado

Pessoas Relacionadas

Nenhuma pessoa relacionada