Indústria de Jogos

Tetris: The Games People Play

por em

Tetris: The Games People Play

Tetris: The Games People Play Box Brown - First Second (2016) ISBN 978-1626723153

Acredito que muitas pessoas já jogaram Tetris pelo menos uma vez na vida. Mesmo pessoas que não se importam com games no geral e nem com desenvolvimento de games provavelmente já devem ter visto "o jogo dos bloquinhos" naqueles minigames do tipo "Brick Game 9999 in 1", famosos no Brasil anos atrás.

Para quem vai um pouco mais além, talvez associe Tetris com Alexey Pajitnov, Nintendo e Game Boy. Outras sabem sobre a Elorg, as negociações entre várias empresas e a União Soviética, e a The Tetris Company.

O livro "Tetris: The Games People Play" (First Second, ISBN 978-1626723153) é uma HQ (ou graphic novel) do premiado quadrinhista Box Brown que conta a história do desenvolvimento e comércio do jogo Tetris. Quando vi a capa e li o resumo do livro, imaginava que a história seria apenas sobre o Tetris (algo que, por si só, já seria bem interessante de ler). Porém, o autor também comenta e ilustra sobre artes, jogos e a humanidade na idade da pedra e no Egito antigo. Fala sobre a história da Nintendo, Gunpei Yokoi e outras pessoas. E, a partir daí, começa a explicar como Alexey criou o Tetris, como o jogo saiu da URSS para a Hungria e de lá para o resto do mundo.

O leitor também aprende sobre as empresas que adquiriram a licença para publicar o Tetris e que "assumiram" que podiam simplesmente licenciar o jogo para qualquer país e plataforma, as negociações com um governo comunista, a mudança de Alexey para os EUA e o que aconteceu nos anos posteriores. Tudo isso contado em uma história em quadrinhos muito bem executada.

Quem pode se interessar pelo livro

Para quem tem interesse sobre a história da indústria de games (nesse caso, focado principalmente no Tetris), o livro é uma ótima aquisição. Não desconsidere-o por estar em forma de quadrinhos. Brown sabe muito bem como combinar imagens e textos e como contar uma boa história.

Para quem gosta de HQ's e não se importa em sair das tradicionais com super-heróis ou já está acostumado(a) com obras que tratam assuntos variados, vale muito a pena!

PS: Essa resenha foi feita baseada na versão impressa do livro. Para a versão digital, recomendo baixar a amostra para ver se a experiência de ler a HQ no seu Kindle é boa. Testei num Kindle Paperwhite e, particularmente, prefiro a versão impressa pois é colorida e maior (no Kindle o livro abre duas páginas por vez em modo paisagem).

Estúdios Relacionados

Nenhum estúdio relacionado

Jogos Relacionados

Nenhum jogo relacionado

Pessoas Relacionadas

Nenhuma pessoa relacionada

Kishimoto

André Kishimoto é desenvolvedor profissional de jogos digitais desde 2005. Foi líder técnico do Central Technology Group (CTG) na Electronic Arts Brasil e desenvolveu jogos e tecnologias para múltiplas plataformas como Java mobile, Brew, Blackberry, iOS, Android, Web, Freebox e Windows. Atualmente é professor de ensino superior na área de Computação e Jogos Digitais e presta serviços de desenvolvimento de jogos para o mercado global pela Kishimoto Studios, além de desenvolver seus próprios jogos pela mesma empresa. Saiba mais em kishimoto.com.br