Home Tutoriais Como fazer a sua primeira música de games
Como fazer a sua primeira música de games

Como fazer a sua primeira música de games

2.48K
0

Por Thiago Adamo, fundador da Game Audio Academy e diretor de áudio Bitten Toast Games

Tem um tempo que eu fiz um vídeo bem-humorado contando sobre os meus passos pra criar músicas de games, e aí sempre vem aquele questionamento:

“THIAGO, CRIAR MÚSICA DE GAMES É PARA JEDIS ESCOLHIDOS PERTENCENTES A UM CLÃ ÚNICO DOS SEGUIDORES DE NOBUO UEMATSU PROTEGIDOS POR YUZO KOSHIRO COM A BENÇÃO DA ANGELICAL YOKO SHIMOMURA?”

A resposta é não!

Pra criar música pra games não precisa ser nenhum Jedi, fazer música pra games não precisa ser uma religião e muito menos uma profissão ou oficio, como eu escolhi tem mais de 8 anos! Se você não conhece esses compositores, também não tem problema em breve eu vou falar mais sobre eles.

Este texto então é pra você que já tocou alguma música num violão da vida, já teve um teclado Casio velho (ou aqueles da série PSR da Yamaha) e que começou ou não a fazer jogos e esta interessado (a) em criar música e efeitos sonoros pra games.

IMPORTANTE: NÃO SE ASSUSTE COM TODOS OS ITENS QUE SÃO NECESSÁRIOS, NO FINAL DESSE TEXTO EU TRAGO UM MINICURSO EM VIDEO TOTALMENTE SIMPLES E GRÁTIS!

PARA VOCÊ QUE NUNCA CRIOU NADA EM TERMOS MUSICAIS PRA GAMES, CRIE SEU PRIMEIRO TEMA EM UM MÊS PARTINDO DO ZERO E INICIANDO HOJE MESMO!

 


O QUE VOCÊ PRECISA SABER?

Pra criar música pra games você precisa conhecer:

TEORIA MUSICAL

  • Ritmo
  • Harmonia (tocar as notas com sentido musical)
  • Formação de acordes
  • Preferencialmente conhecer algum instrumento musical e o estilo musical que você deseja compor

Compor para games passa muito sobre criar ótimas melodias, temas marcantes que trazem emoções e sentimentos a tona, lembre-se que grandes melodias marcam os melhores games como: o clássico tema Mario do NES, o belo tema do primeiro jogo da franquia Legend of Zelda, Tema Principal do Final Fantasy, os clássicos arpeggios da trilha do Top Gear e a épica trilha do jogo Shadow of the Colossus.


PRODUÇÃO MUSICAL

  •  Algum software de criação musical (a gente chama eles de DAW – Digital Audio Workstation e existem vários como: Cubase, Ableton Live, Reaper, Pro Tools e etc…) e seus mais diversos plug-ins e samplers(se você não sabe o que são logo abaixo temos um conteúdo especial pra você) que sempre abordamos por aqui, como os Vsts (Instrumentos virtuais) e outros que possibilitam a criação de música profissionalmente ou não hoje

Ainda existem os Softwares que simulam os chips de consoles antigos, estes softwares são chamados de Trackers (alguns: Famitracker, Pixitracker, Deflemask, entre outros).

  • O básico sobre mixagem (num resumo bem simplista, é basicamente saber acertar volumes e timbres dos instrumentos numa música, para que façam sentido e tenham o destaque desejado pelo compositor)
  • O básico sobre masterização (num resumo também muito simplista é basicamente fazer com que a música soe bem em alguns sistemas de som ou no sistema de som para qual a música foi criada, por exemplo, jogo de celular: a música tem que soar bem nas caixas mono de um celular e nos fones de ouvido Stereo)

 


GAMES (PARECE BEM ÓBVIO, MAS TEM MUITA GENTE QUE CONHECE OS DOIS PRIMEIROS ITENS E IGNORA ESSE SINGELO DETALHE)

  •  Já ter jogado ou pelo menos ter conhecimento numa boa parte dos tipos de jogos (FPS, RPG, RTS, TPS, toda essa sopa de letrinhas faz diferença), caso você ainda não conhece isso, será muito importante aprender (parece óbvio mas aprender mais sobre os tipos de jogos que temos também será muito divertido).
  • Ter um pouco de conhecimento em Game Design (para poder criar música que se encaixam em jogos, você precisa saber como os games são organizados, como funcionam e quando falo de Design não falo de arte e sim como funcionam as mecanicas do jogo, suas fases, ações, gameplay e roteiro)

Quando falamos sobre games a música pode servir dois propósitos:

  1. Gameplay (por mais que os jogos possam ser orientados a uma história, eles tem como principal diferença de qualquer mídia audiovisual o gameplay, a interação! E a música tem que servir isso).
  2. História (música pode e deve servir pra acentuar, dar o tom e auxiliar uma história ser contada)

 


ÁUDIO DINÂMICO OU ADAPTATIVO

  •  Saber exatamente como a música pode e deve mudar de acordo com a ação do jogador (sim, música é um dos principais itens pra tão falada imersão), lembra que falei sobre jogar, essa experiência vem principalmente de um repertório de games já jogados (que chato né? XD)

 


AH E PRA CRIAR OU USAR EFEITOS SONOROS QUE VÃO SONORIZAR SEUS JOGOS? PRA ISSO VOCÊ PRECISA ENTENDER:

  • Edição de Som (pegar um efeito do jeito que você baixa da internet e colocar num jogo é o PIOR jeito de introduzir efeitos sonoros num jogo)
  • Desenho de som/Sound Design (saber esculpir um som gravado ou eletrônico/sintético até o ponto ele ficará exatamente como você precisa no jogo)
  • Captação de sons reais: Porque nem sempre se vive de sons encontrados ou comprados na Internet
  • Áudio dinâmico ou adaptativo (vide o tópico acima)

Do mesmo jeito que para música, é saber exatamente todo o dinamismo que um efeito sonoro precisa ter num jogo, por exemplo: diversos sons de pulo para que não o jogador não fique exausto com o mesmo som, sons diferentes para diferentes ambientes do jogo e por ai vai, obviamente falo disso com muito mais detalhe aqui.


LEGAL! AGORA QUERO ME APROFUNDAR MAIS, O QUE EU FAÇO?

Simples, eu criei um minicurso (que introduz um curso mais completo pra criação da sua primeira música de games) que chama 5 passos para fazer música para games (nele também dou um tapa em efeitos sonoros) onde falo em vídeo (parece mais legal né?) tudo que você precisa saber pra começar hoje a fazer suas primeiras músicas de jogo. Você não precisa ser um Jedi poderoso para fazer ele, é só clicar na imagem abaixo, se inscrever e ter acesso ao curso:

Espero que você tenha gostado do texto (e que ele tenha sido útil), caso realmente tenha achado útil pra chegarmos em mais gente interessada tente marcar/compartilhar com mais pessoas que vão aproveitar esses conhecimentos (amigos, colegas, familiares até inimigos hehehe) e principalmente assista ao minicurso e fique ligado(a) nos outros cursos e materiais da Game Audio Academy, nosso grande objetivo aqui é te guiar para criar música e efeitos sonoros pra games e missão dada pra gente é missão cumprida!

 


Sobre o Autor

Thiago Adamo fundou em 2014 a Game Audio Academy para democratizar e difundir o conhecimento e ensino de áudio para games em Português, ele trabalha desde 2008 na área e compôs trilhas e efeitos para mais de 45 games dentre eles What The Box? (sucesso de vendas e jogado pelo Youtuber Pew Die Pie, maior canal do mundo) e Rocket Fist. Foi produtor da Video Games Live de 2012 até 2016. Hoje é diretor de Áudio da Bitten Toast Games do Canadá e já tocou como músico nos lançamentos de games como Gears of War 3, Heroes of Storm, Call of Duty entre outros.

Foi duas vezes escolhido pelo Drops de Jogos como músico de games do ano e tido pela Red Bull Games como um dos mais influentes profissionais da área.

(2477)

Malegra Mauricio Alegretti ("Malegra") é fundador do Indústria de Jogos, chair do capítulo Sorocaba da IGDA, co-fundador do estúdio Smyowl e Microsoft MVP em Kinect. É creditado em mais de 20 jogos nas plataformas Android, iOS, Windows, Windows Phone e STEAM. Saiba mais em malegra.com.br.

LEAVE YOUR COMMENT

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *