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Como era desenvolver para o Gameboy Clássico?

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O Gameboy clássico (também conhecido aqui na terra brasilis como “tijolão”) lançado em 1989, foi um console absurdamente popular pelo mundo, mas ao tempo tinha (como todo console) seus desafios para ser programado.

Uma nova série de vídeos (em inglês) do canal JackTech focou em fazer uma autópsia do hardware do portátil, demonstrando como o seu processador funcionava, as soluções encontradas pela Nintendo para as limitações da época, e como desenvolver para ele requiria um grande nível de compreensão do hardware para poder otimizar o seu código o máximo que pudessem.

É um olhar fascinante sobre um dos mais queridos sistemas de games de todos os tempos, e que provavelmente fez parte da infância de muitos desenvolvedores de jogos de sucesso de hoje!

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Malegra Mauricio Alegretti ("Malegra") é fundador do Indústria de Jogos, chair do capítulo Sorocaba da IGDA, co-fundador do estúdio Smyowl e Microsoft MVP em Kinect. É creditado em mais de 20 jogos nas plataformas Android, iOS, Windows, Windows Phone e STEAM. Saiba mais em malegra.com.br.

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