Indústria de Jogos

Cryengine libera seu código-fonte no GitHub

por em

Cryengine libera seu código-fonte no GitHub

Desenvolvedores de jogos estão sempre tentando entender e estudar mais a fundo suas ferramentas, e agora a Crytek deu mais um grande passo para facilitar isto.

O código-fonte completo da engine de desenvolvimento de jogos Cryengine agora está disponível no repositório GitHub, Em uma postagem no blog da emprea, o engenheiro de sistemas David Kaye explicou que isto vai permitir as pessoas verem mais claramente as diferenças e evoluções entre as versões do software daqui para a frente. É importante porém notar que, diferente da maioria dos códigos liberados na plataforma, a licença da Cryengine no GitHub não é open-source, isto é, não será permitida a redistribuição e modificação dos fontes. A empresa alemã ainda irá requerer a compra de uma licença comercial para acessar algumas partes do código, e restrições destas licenças ainda se aplicam.

"No passado, os releases públicos da Cryengine vinham com o código-fonte em um arquivo zip incluído na build", escreveu Kaye. "Apesar disto permitir aos usuários customizarem seus sistemas como preferirem, era apenas uma coleção de arquivos. Para poder ver as diferenças entre um conjunto de arquivos de uma versão e a próxima, ambos os pacotes tinham que ser descompatados e comparados. Usar o Git torna todo este processo muito mais fácil, e como ele é descentralizado também pode ser usado com eficiência sem uma conexão de rede".

Outro benefício claro da Cryengine estar agora no GitHub é que tornará mais fácil do que nunca para seus usuários se manterem atualizados.

Este é mais um dos passos ousados que a Crytek vem dando nos últimos tempos, já que em Março a empresa mudou o modelo da Cryengine V - a versão mais recente - para "pague-quanto-quiser". Isto significa que os desenvolvedores podem baixar a ferramenta completo por qualquer valor, até mesmo um centavo. A empresa também introduziu um marketplace onde criadores podem vender conteúdos e código para os outros, e em Fevereiro a Amazon revelou que passaria a oferecer uma engine gratuita chamada Lumberyard, também baseada na Cryengine.

Estúdios Relacionados

Nenhum estúdio relacionado

Jogos Relacionados

Nenhum jogo relacionado

Pessoas Relacionadas

Nenhuma pessoa relacionada

Mauricio Alegretti

Mauricio Alegretti ("Malegra") é o fundador do site e comunidade Indústria de Jogos. Cria jogos digitais por paixão e profissão há mais de três décadas, que foram publicados em diversas plataformas e consoles. Foi diretor das associações Abragames, IGDA e Acigames, co-fundou e dirigiu o estúdio Smyowl e a comunidade Portalxbox, foi Microsoft MVP em Xbox e Kinect, e hoje é CTO na Ortiz Gaming, uma multinacional no setor de jogos para cassinos.