Home Artigo 2018: Retrospectiva da Industria Brasileira de jogos
2018: Retrospectiva da Industria Brasileira de jogos

2018: Retrospectiva da Industria Brasileira de jogos

196
0

2018 está acabando e precisamos admitir o quão bom ele foi para a indústria brasileira de jogos.

 

Além de títulos que fizeram um grande sucesso comercial e muitos jogos promissores anunciados, 2018 também foi bom para entendermos melhor este mercado e para conquistarmos mais voz como indústria. Com base nisso, nosso curador da Steam, Celso Tito Godoy, eu e com a ajuda fundamental de parceiros incríveis como a Escola Brasileira de Games e o Drops de Jogos, listamos os melhores momentos da indústria brasileira de jogos. 

Impossível não fazer um panorama do ano sem citar alguns dos jogos brasileiros lançados ao decorrer de 2018. De acordo com a Abragames, estes foram alguns dos títulos lançados para várias plataformas ao decorrer do ano:

Imagem

Dandara, desenvolvido pelo estúdio mineiro, Long Hat House foi lançado em fevereiro e está disponível em PS4Xbox OneNintendo Switch, e na Steam, A protagonista do jogo, Dandara, é inspirada na escrava fugitiva de mesmo nome que jogava capoeira e, ao lado de Zumbi dos Palmares, lutou contra a escravidão no Brasil. O Jogo foi eleito um dos 10 melhores games do ano de 2018 pela Revista Time.

Imagem

Distortions, desenvolvido pelo estúdio paulista Among Giants, foi lançado em fevereiro de 2018, após uma bela campanha de pré-lançamento em 2017, ano em que foi premiado em eventos nacionais como o BIG Festival (nas categorias de Melhor Jogo Brasileiro e Voto popular), SBGames e BGA. No exterior, ganhou o AZPlay da Espanha, na categoria Melhor Ideia. Distortions é um jogo sensível sobre autoconhecimento e superação, uma aventura musical com gameplay e narrativa inovadores. O jogo está disponível na Steam e Windows Store.

Imagem

Heavy Metal Machines, HMM, desenvolvido pelo estúdio catarinense Hoplon, é um jogo multiplayer de batalha de carros, 4v4, com temática de Heavy Metal. O jogo lançado em setembro de 2018, já tem mais de 700 mil downloads entre Europa e América do Sul. Heavy Metal Machine é um dos jogos de maior apelo para o eSports dentre os jogos brasileiros lançados em 2018. O Jogo é gratuito e está disponível na Steam.

Imagem

Horizon Chase Turbo, desenvolvido pelo estúdio gaúcho Aquiris Games Studio, migrou da versão Mobile para outras plataformas. Primeiro foi lançado para Playstation 4 e Steam, em maio de 2018. Em novembro, o jogo foi lançado para o Nintendo Switch e Xbox One. Horizon Chase Turbo é um emocionante jogo de corrida arcade, inspirado em Outrun, Top Gear, Lotus Turbo Challenge e outros.

Imagem

Lila’s Tale, é um jogo de realidade virtual desenvolvido pelo estúdio paulistano Skullfish. O game foi finalista de eventos na China, Estados Unidos, Europa e Brasil e vencedor do Indie Prize Singapore, na categoria Melhor arte em 2017. Lila’s Tale, lançado em junho de 2018, é um jogo de aventura de ação com quebra-cabeças. Lila’s Tale está disponível em  Oculos Go e Gear VR.

Imagem

Ninjin Clash of Carrots, desenvolvido pela Pocket Trap, de São Paulo, é uma sequência do jogo mobile Ninjin (para celulares iOS). Ninjin: Clash of Carrots é um game de Beat ‘em up inspirado em anime com inimigos variados e personalização. Jogue como o coelho Ninjin ou Akai, a raposa, e lute para achar as cenouras roubadas pelo Xogum Moe. Em setembro o jogo foi lançado para o Nintendo SwitchXboxOnePS4 e Steam.

Imagem

No Heroes Here, NHH, do estúdio paulistano Mad Mimic Interactive, é um jogo cooperativo que te coloca na pele de pessoas comuns que realizam atos heróicos. O jogo recebeu vários prêmios internacionais e nacionais, como o Game Connection Development Awards, 2017, Melhor Social Game, The Pax 10, BIG Festival Melhor jogo Brasileiro e vencedor do Voto Popular no BIG Festival 2018. NHH está Disponível para o Nintendo SwitchSteam e PS4.

Imagem

Pixel Ripped 1989, desenvolvido pela ARVORE Immersive Experiences, de São Paulo, é um jogo de realidade Virtual que vem se destacando no cenário nacional e Internacional. Desenvolvido por Ana Ribeiro, uma desenvolvedora do Maranhão, o jogo é composto por duas missões, uma é fazer com que a Dot, a personagem de um videogame portátil, inspirado no Game Boy, salve seu mundo mágico. Já a outra é garantir que a garota que comanda o videogame na vida real não seja descoberta pela professora e demais colegas da escola. O Jogo foi lançado no final de Julho e está disponível em PSVR,OculusSteam.

Imagem

Mônica e a Guarda dos Coelhos, desenvolvido pela Mad Mimic Interactive, foi lançado durante a Comic Con Experience 2018, em São Paulo, entre os dias 06 a 09 de dezembro. No jogo temos que ajudar a turma do Limoeiro a realizar a defesa de um castelo contra pequenos, e alguns grandes, seres de sujeira. Mônica e a Guarda dos Coelhos é um jogo cooperativo local, de um a quatro jogadores, com foco em trabalho em equipe e cooperação. O Jogo está disponível na SteamPS4 e Nintendo Switch.

Imagem

Starlit on Wheels, do estúdio gaúcho Rockhead Games, é o mais novo jogo da franquia Starlit Adventures, que já tem mais de 10 milhões de downloads nos celulares e 500 mil no PlayStation 4. No Starlit on Wheels, Boo, Kikki, Pikke e até o vilão Nuru – se enfrentam em corridas divertidas por pistas malucas na melhor tradição dos jogos de kart. O jogo foi lançado em novembro e está disponível na App Store e no Google Play.

Imagem

Sword Legacy: Omen, desenvolvido pelos estúdios cariocas Fableware Narrative Design e Firecast Studio, é um RPG tático brasileiro, baseado na lenda do rei Arthur. O jogo, embora se inspire em contos tradicionais relacionados aos personagens da lenda Arthuriana, possui uma história própria e não é uma adaptação de quaisquer aventuras específicas deles. O jogo foi lançado em agosto e foi publicado pela publisher alemã Team17. Sword Legacy foi eleito o melhor jogo do Indie X da Lisboa Games Week 2018. O jogo está disponível na Steam.

Imagem

Until Dead: Think to Survive, desenvolvido pelo estúdio Mato Grossense Monomyto, é um jogo de celular gratuito em que o jogador controla um investigador em um cenário repleto de zumbis e Puzzles para descobrir o porquê do retorno dos mortos à vida. O Jogo ganhou o Indie Prize Casual Connect Seattle 2017 e tem se destacado pela sua arte Noir e seu gameplay. O Jogo está disponível na App Store e no Play Store.

Imagem

O Celular do Surto, jogo desenvolvido pelo estúdio paulistano PushStart, é baseado no longa de Animação Tito e os Pássaros. O jogo ensina crianças sobre fake news de forma interativa e transforma interfaces inspiradas em redes sociais (como Facebook, Instagram e Twitter) em versões que tentam iludir ou assustar os jogadores por meio de notícias falsas e outras formas de desinformação. o longa Tito e os Pássaros tem previsão de estreia no Brasil em fevereiro de 2019 e está cotado para representar o Brasil no Oscar. O Celular do Surto está disponível para celular e desktop.

Em contraste com a ótima projeção interna, o cenário brasileiro esteve em alta também no exterior, com um grande número de produções premiadas internacionalmente. São alguns deles:

Certamente o ano foi um marco para pesquisas de mercado, como, por exemplo, o “II Censo da Indústria Brasileira de Jogos Digitais”. Organizado pela Homo Ludens com o apoio da Secretaria de Economia Criativa e Ministério da Cultura.

Censo este, que nos trouxe informações valiosas sobre o crescimento da indústria que dobrou em quatro anos, numa taxa de 187% considerando empreendimentos formalizados e em processo de formalização. Também pudemos ter acesso às informações demográficas, além de informações sobre faturamento, sendo que, apesar do boom no surgimento de empresas, muitas delas ainda são jovens e com baixo faturamento. 

Você pode ter acesso ao estudo completo aqui.

Tivemos ainda o imenso prazer de assistir os brasileiros Pedro e Amora do estúdio Brasileiro Mini Boss recebendo o título de “Melhor Jogo Independente” e “Melhor Jogo de Impacto” do “The Game Awards 2018”. Celeste não é uma produção brasileira, mas contou com o trabalho das duas pessoas incríveis acima mencionadas durante seu desenvolvimento.

Celeste é eleito o “Melhor Jogo Independente “ e “Melhor Jogo de Impacto” do The Game Awards 2018

Algo incrível que aconteceu fora do Brasil, mas beneficia muito mercados emergentes como o nosso foi a disputa por melhor revenue entre plataformas. Principalmente com o anúncio do modelo de revenue share da Epic Store de 88% para o desenvolvedor, e 12% para a loja. Seguidos do Discord anunciando shares de 90/10. Com esta livre concorrência em tempos onde a Steam está cada vez mais competitiva, o desenvolvedor só tem a ganhar. Estaria a Valve planejando entrar nessa batalha no próximo ano? 

O ano ainda foi um marco para a revolução feminina na indústria. A Women Game Jam nasceu inspirada em uma versão alemã do evento e traz a proposta de oferecer experiência para mulheres desenvolvedoras de jogos que almejam uma vaga no mercado. Outras iniciativas também foram desenvolvidas durante o ano, como o “Mulheres no Jogo“, um programa de residências para desenvolvedoras de jogos brasileiras e alemãs que incentiva o intercâmbio e o contato entre desenvolvedoras de ambos os países. E também o “#ElaFazHistoria”, organizado pelo Facebook com o objetivo de contar a história de mulheres inspiradoras da Indústria de games no Brasil.

Houve ainda a criação do programa “Garagem”, desenvolvido pelo BNDS em busca da promoção de empresas inovadoras emergentes de base tecnológica. Que destinará R$ 10 milhões para apoiar a criação e aceleração do desenvolvimento das empresas nascentes nos anos de 2018 e 2019. Ao todo, serão 120 empresas selecionadas e o objetivo é reunir em um único espaço, programas de criação de startups e de aceleração de negócios inovadores, local de compartilhamento de espaço e de recursos, laboratórios de inovação, universidades e escolas de negócios, gestores de fundos de investimentos, grandes empresas de tecnologia, entre outros.

Ainda falando de incentivos à indústria, o Ministério da Cultura lançou “O  Manual de Exportação para Bens e Serviços Culturais”. Visando estimular os empreendedores a levarem a diversificada produção cultural brasileira para além das fronteiras do País.

Outra grande conquista contra a burocratização foi a liberação de profissionais desenvolvedores de sistemas que agora podem passar a ser enquadrados no regime de Microempreendedor Individual (MEI) e optar pela tributação do Simples Nacional. Atualmente, trabalham informalmente como freelancers os desenvolvedores que lidam com elaboração de programas de computadores – inclusive jogos eletrônicos, licenciamento ou cessão de direito de uso de programas de computação.

A lista de pontos importantes do ano realmente não para de crescer, e ainda durante o BIG Festival deste ano,  foi lançado o App Games BR, liderado por Pedro Zambon e financiado pelo edital “App pra Cultura” do Ministério da Cultura, este applicativo tem como objetivo facilitar o acesso das produções nacionais ao público. Este que também será um catálogo importante de informações para outros desenvolvedores, pesquisadores, professores e investidores que querem conhecer melhor os produtos desenvolvidos no nosso país.

Bônus:

E quem diria que um simples ‘tweet’ atrairia a atenção do bilionário Elon Musk pelo jogo Blazing Chrome. Em uma notícia sobre a data de lançamento do shooter brasileiro, o empresário demonstrou vontade em vincular, de alguma maneira, o jogo à sua empresa Tesla. Veja a conversa: 

Tivemos grandes emoções neste ano e estamos confiantes para que 2019 seja ainda melhor. Nós como mercado temos muitos desafios pela frente e este ultimo ano nos mostrou que não temos medo deles. Nós do Indústria de Jogos gostaríamos de desejar um 2019 ainda melhor para o mercado de jogos brasileiro. Contem com o nosso apoio.

(196)

Jairo Lopes Jairo Lopes atua como Public Relations e Business Developer do mercado de jogos pela Nocht Communications, empresa que fundou em 2016. Mora em Dublin, Irlanda onde organiza o evento mensal The Games Co-Op e contrubui para o site gamedevelopers.ie

LEAVE YOUR COMMENT

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.