Crunch é o termo costumeiramente dado pela indústria a épocas em que se tem uma carga acima do normal de trabalho, e geralmente é associado ao final do prazo de entrega de um produto - aquele famoso estirão final para garantir que o jogo saia no período que os times de marketing e comercial determinaram.
Nas últimas semanas, uma série de artigos iniciados no site americano Venture Beat trouxe à tona uma discussão antiga que envolve a indústria de jogos internacional: a (possível) exploração dos trabalhadores em geral, com jornadas de trabalho extendidas e condições muitas vezes desumanas.
O Crunch é realmente necessário?
Veja neste vídeo a opinião do Malegra a respeito do crunch, e deixe também seu comentário: você alguma vez já se sentiu abusado neste sentido?
Para acessar os artigos originais (em inglês):
http://venturebeat.com/2016/03/20/why-crunch-time-is-still-a-problem-in-the-video-game-industry/
http://venturebeat.com/2016/04/16/game-developers-must-avoid-the-wage-slave-attitude/
http://kotaku.com/game-industry-veteran-writes-horrifying-article-in-defe-1771434170
http://venturebeat.com/2016/04/16/indie-developer-rami-ismail-responds-to-critic-of-work-life-balance-in-game-industry/
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